FAQ

Perguntas mais freqüentes.

Questões Gerais

  • De que maneira posso pagar as minhas encomendas de alojamento web, nomes de dominio ou ou serviços?

    Para as contas de alojamento, nomes de domínio ou serviços, o nosso método de pagamento é o cartão de crédito, Visa, MasterCard, American Express e Paypal.
  • Depois do meu pagamento, recebo uma fatura?

    Sim, por cada compra de um produto, nós enviamos-lhe uma factura por e-mail. As faturas também podem ser visualizadas e imprimidas a qualquer momento no seu painel de controle.
  • Como funciona a vossa oferta de alojamento web com 6 meses gratuitos?

    123Negocios oferece-lhe 6 meses de alojamento gratuito durante o primeiro ano, para o seu site existente. Isso permitirá que possa migrar calmamente os seus sites para a 123Negocios, com um custo reduzido. Esta oferta só é válida para quem não seja ainda nosso cliente. Para beneficiar de uma redução de 50% do preço anual, no processo da encomenda selecionar pagamento anual e introduzir o código promocional seguinte: HOSTING501216
    O desconto de 50% aplica-se aos Packs de Alojamento web seguintes: Linux Business, Linux Premium e Linux PME.

Dominios e Alojamento web

  • Quanto tempo é necessário de forma que meu dominio esteja ativo ?

    Os domínios são registados em tempo real, embora a propagação na rede internet possa demorar entre 24 e 72 horas para que sejam visíveis na rede Internet.
  • Quanto tempo é necessário de forma que meu alojamento web fique ativo ?

    Todas as contas de alojamento são ativadas dentro de 24 horas. Nós enviaremos um e-mail de boas-vindas poucos minutos após a sua encomenda.
  • Gostaria de encomendar unicamente um nome de dominio, será possivel ?

    Sim, é possivel. Pode encomendar unicamente um ou varios nomes de dominio sem ter que encomendar alojamento web.
  • O nome de dominio está incluído juntamente com a encomenda de um alojamento web ?

    Alguns packs de alojamento permitem ter um nome de domínio incluído. Caso contrário, terá que fazer o pagamento para o seu nome de domínio, a partir de 6,99€/ano. O seu nome de domínio inclui funções como a gestão completa de DNS, o encaminhamento web, encaminhamento de e-mail... estes serviços gratuitos são frequentemente faturados nos outros provedores de alojamento.

Certificados SSL

  • O que significa o termo SSL ?

    Um certificado SSL é um certificado digital emitido para um domínio por uma autoridade central chamada Autoridade Cerfiticadora.
    SSL é um protocolo padrão para proteger suas transações on-line. A transferência de dados através de uma conexão SSL é criptografada e legível apenas para aqueles que enviaram os dados e aqueles que recebem os dados. O termo é definido por SSL Secure Sockets Layer.
  • Onde posso encomendar e instalar um certificado SSL ?

    Para encomendar um certificado ssl, é necessário gerar primeiro um Certificate Signing Request (CSR). Gerar o CSR no servidor para o qual é necessário o certificado. Manuais para gerar um CSR e instruções para instalar estão disponíveis no nosso site. Pode, por favor, selecionar e encomendar o certificado que você precisa através no nosso site.
  • Preciso de um endereço IP exclusivo para instalar um certificado SSL ?

    Geralmente sim, para garantir o seu site, você precisa de um número IP único, mas existem outras soluções para que se possa instalar um ssl sem IP. Pergunte ao seu provedor (administrador do servidor) para lhe fornecer um número de IP único ou encontrar outra solução como o SNI (Server Name Indication) que permite alojar vários certificados SSL para diferentes domínios, utilizando o mesmo IP.
  • Passos para instalar um certificado SSL

    Etapa 1 :
    a) - Gerar (gerenciar) a chave privada no seu espaço de alojamento web ou no seu servidor, e salvaguarde o ficheiro (arquivo) de texto.
    b) - Gerar (gerenciar) o CSR (Certificate Signing Request) a 2048 bits em seu espaço de alojamento web (hospedagem) ou no seu servidor.
    Etapa 2 : Copie o conteúdo do CSR (ficheiro de texto) e enviar o seu CSR para o seu provedor de certificados SSL.
    Etapa 3 : Você receberá a sua licença de certificado SSL por E-mail
    Etapa 4 : Instalar o certificado SSL em seu espaço de alojamento web (hospedagem) ou no seu servidor.
  • Como posso gerar um CSR (Certificate Signing Request) ?

    O CSR é gerado no servidor em que deseja instalar o certificado SSL. A maneira em que um CSR é gerado depende do software utilizado pelo seu servidor web. Saiba mais sobre como Gerar um CSR e instalar o SSL no servidor, aqui: suporte ssl

    Se o seu servidor está equipado com o cPanel proceda da seguinte maneira :
    Como Gerar a chave privativa e o CSR no cPanel
    (Estas instruções são para o cPanel 11. Se tiver outra versão do cPanel, o processo será parecido, mas é possível que você tenha que pedir instruções específicas ao seu provedor de alojamento)
    1- Faça login no painel de controle do cPanel.
    2- Clique em Gerenciador SSL/TLS.
    3- Clique em Gerar, visualizar, fazer upload ou excluir suas chaves particulares.
    4- Na parte de baixo da página, na seção Gerar nova chave, digite o domínio para o qual você deseja um certificado na caixa de texto Host ou selecione o domínio do menu drop-down. Este deve ser o nome através do qual o certificado será acessado (geralmente o FQDN, por exemplo: www.seudominio.com ou mail.seudominio.com)
    Atenção: para um certificado SSL de tipo Wildcard, o nome comum no CSR é obrigatório, por exemplo, você quer proteger todos os sub-domínios de seudominio.com, então precisa gerar sua chave e CSR digitando seu domínio desta forma: *.seudominio.com
    5- Selecione o Tamanho de Chave de 2048 na caixa de seleção do lado direito. Isso é importante, pois não são mais emitidos certificados para CSRs geradas com chaves de 1024.
    6- Clique em Gerar.
    7- O cPanel salvaguarda a chave privativa automaticamente, mas nós recomendamos que você a copie, cole em um ficheiro (arquivo) de texto e salvaguardar num diretório de sua escolha. Clique em Retornar ao Gerenciador SSL.
    8- Clique em Gerar, visualizar ou excluir solicitações para assinatura de certificados SSL.
    9- Na seção "Gerar Nova Solicitação de Assinatura de Certificado", preencha as seguintes informações:

    Host – O domínio que você informou ou selecionou ao gerar a chave privativa.
    País – O código do país: PT para Portugal ou BR para Brasil.
    Estado – O estado onde sua empresa está localizada, por extenso. Não utilizar a sigla.
    Cidade – A cidade onde sua empresa está localizada.
    Empresa – O nome de sua empresa, conforme consta no resgisto de empresas ou de CNPJ. É permitido utilizar o nome fantasia. ATENÇÃO: Não utilizar acentuação nem caracteres especiais.
    Divisão da Empresa – O departamento dentro da empresa (muitas vezes, este campo é preenchido ou simplesmente deixado em branco).
    E-mail – O e-mail para o qual o Certificado SSL será enviado. (Atenção: o e-mail tem de começar por admin@meudominio.net), por exemplo: você deseja um SSL para o seu dominio www.meudominio.net, então o seu Email será obrigatoriamente admin@meudominio.net ou postmaster@meudominio.net ou hostmaster@meudominio.net
    Frase de Passagem – Crie uma senha a ser associada ao certificado. Você terá que se lembrar desta senha posteriormente.
    10- Clique em Gerar. O  CSR aparecerá na janela.
    11- Copie o conteúdo do CSR, cole-o em um ficheiro (arquivo) de texto e salvaguarde num diretório de sua escolha.
    12- Copie e cole o CSR inteiro (inclusive as linhas começando com BEGIN e END) no formulário de pedido de certificado SSL da 123negocios.
    exemplo CSR
    13- Preencha o formulário sem acentos nem caracteres especiais e clique em ENVIAR
    14- Aguarde o retorno da Equipa de Validação.
  • Como instalar um certificado SSL ?

    A instalação do SSL no servidor depende do software utilizado pelo seu servidor web. Saiba mais sobre como Gerar um CSR e instalar o SSL no servidor, aqui: suporte ssl

    Se o seu servidor está equipado com o cPanel proceda da seguinte maneira :
    Como instalar um SSL no cPanel
    (Estas instruções são para o cPanel 11. Se tiver outra versão do cPanel, o processo será parecido, mas é possível que você tenha que pedir instruções específicas ao seu provedor de alojamento)
    CPanel - Manual de Instalação de certificado SSL :
    1- Salvaguardar os ficheiros (arquivos) do seu certificado no diretório em que você salvou o ficheiro (arquivo) TXT da sua chave privativa.
    2- Faça login no painel de controle do cPanel.
    3- Clique em Gerenciador SSL/TLS.
    4- Clique em Gerar, visualizar, fazer upload ou excluir certificados SSL.
    5- Na seção Fazer Upload de Novo Certificado, clique em Escolher ficheiro (e localize o ficheiro (arquivo) do certificado (dominio_com.crt), que você recebeu e salvou no passo 1. Ou, se tiver copiado o conteúdo do certificado do corpo do e-mail, cole na caixa de texto "Cole o crt abaixo:". Para acessar o texto do seu certificado, abra-o em um editor de texto. Ao copiar e colar o seu certificado, inclua as linhas BEGIN e END.
    6- Clique em Fazer Upload.
    7- Clique em Voltar e depois em Retornar ao Gerenciador SSL.
    8 Clique em Configurar um certificado SSL para funcionar com seu site. Se esta opção (a quarta opção) não estiver visível, é provável que seu provedor de alojamento (hospedagem) não a disponibilize. Nesse caso, será necessário entrar em contato para que eles mesmos instalem o certificado.
    9- Selecione o domínio do menu drop-down Domínio. O sistema tentará buscar ("Fetch") seu certificado e sua chave privativa. Se a chave privativa não corresponde com a que você salvou no passo 7 de "Como Gerar uma CSR no cPanel", copie e cole o conteúdo do ficheiro (arquivo) que você salvou no espaço correspondente.
    10- Na caixa de texto CA Bundle, cole o conteúdo do ficheiro dominio_com.ca-bundle. Este passo aparece no cPanel como opcional, mas é altamente recomendável que o ca-bundle seja colado aqui, pois a não realização deste passo pode resultar em mensagens de erro ao acessar o site em HTTPS.
    11- Clique em Instalar Certificado. Após este passo, seu certificado deve estar instalado, e o site deve estar configurado para aceitar conexões seguras. Você ou o provedor de alojamento (hospedagem) talvez precisem reiniciar o Apache para ele funcionar.
  • Gostaria que me pudessem instalar o certificado SSL, é possivel ?

    Não é difícil instalar um Certificado SSL, entretando há uma série de passos a serem seguidos. Você pode encontrar mais informações em nosso Suporte SSL.
    Os clientes, que subscreveram os nossos packs de alojamento web, os nossos serviços podem instalar totalmente Grátis o seu certificado SSL, basta fazer um pedido por Ticket ao nosso serviço Suporte.
  • Novo Pedido / Renovação de Certificados

    Para obter um certificado, é necessário um CSR, tanto para um novo pedido (nova licença) ou como para uma renovação de certificado é preciso gerar um novo CSR para evitar qualquer problema com a chave pública e que não coincide com o certificado.
    Não existe renovação automática para os certificado SSL. Além disso, quando você gerar o CSR, é imperativo que os dados contidos no ficheiro (arquivo) correspondam exatamente com as informações de sua empresa registada na Câmara de Comércio (registo das empresas). A Autoridade de Certificação usa os dados Dun e Bradstreet para verificação de detalhes da sua empresa.
  • O CSR não pode ser decodificado ou não é inválido

Painel de controle cPanel

  • Como é que posso conectar-me à interface cPanel?

    Depois de ter encomendado um pack de alojamento web, receberá por e-mail os seus códigos de acesso para o cPanel, para que possa gerir a sua conta de alojamento. cPanel também está disponível em vários idiomas.
  • Existe alguma FAQ sobre a administração do painel de controle cPanel ?

    Sim, tem à sua disposição uma FAQ que irá ajudá-lo a criar ou configurar as principais ações de gerenciamento do seu alojamento web e nomes de domínio. Mais informações sobre as possibilidades do painel de controle : cPanel
  • Os servidores dedicados geridos dispõem de cPanel?

    Sim, os servidores dedicados geridos estão equipados com o painel de controle cPanel / WHM (líder mundial), o que lhe permite gerir o seu servidor, da mesma forma que num alojamento compartilhado.